segunda-feira, 11 de abril de 2011

Amizade

Amizade é algo sublime quando existe de verdade.
Como já diria a Bíblia: “Existem amigos mais chegados que um irmão.”
Tenho exemplos muito bacanas disso. Tenho uma amiga que conheço há uns três anos. Sempre saímos, curtimos shows juntas, almoçamos juntas em tempos apertados da correria do dia a dia. Para minha inferioridade humana, a companhia dela é sempre muito enriquecedora.
Entre nós nunca houveram cobranças idiotas. Sabemos que cada uma tem sua vida e seus afazeres. Mas quando nos encontramos é como se tivéssemos parado o assunto por uns minutos e déssemos prosseguimento naquele instante.
Tenho admiração por ela. Pela mulher que é, pela mãe que é e pela companheira que é. É o tipo de pessoa que se quer sempre por perto. Não porque só me diz palavras agradáveis ou porque diz que acredita em mim, na minha pessoa e potencial, mas pelas puxadas de orelha também.
Amizade quando é verdadeira nos torna melhores e seguros por saber que temos alguém com quem contar. Principalmente para entender alguns momentos. Já falhei com ela algumas vezes. Ela briga comigo, mas não torna isso um peso que me faça querer fugir dela. Sim, temos tendência a querer fugir das pessoas que nos cobram de forma exacerbada. Já fugiram de mim por algum surto de cobrança e já fugi de alguém que me cobrou demais. Normal para quem é humano.
Em um dos aniversários dessa estimada amiga fomos convidados, um grupo de amigos, a irmos num show com ela para comemorar. Claro que por motivos fortes não pude ir e mandei uma mensagem avisando que não seria possível, porque estava em uma situação difícil. Ela como boa amiga que é me respondeu dizendo: “Entendo, porque sei que você só não vai porque não pode mesmo. Tô preocupada com você se quiser conversar me liga.”
Poderia parar aqui, pois só essa mensagem explica bem o que é a nossa amizade.
Na sociedade de hoje é muito difícil encontrar relações de amizade sem uma competição idiota e mesquinha. Sem a pretensão apenas de se socializar. As pessoas parecem que cada vez mais tem a necessidade de ser o melhor em tudo, esquecendo que o relacionamento com pessoas é o que nos leva a frente. Precisamos e dependemos delas o tempo todo e de todas as formas. A busca pela perfeição se tornou a bandeira da guerra hasteada a todo instante.
Ser humano é fazer a jornada pelo vale assombrado. É preciso ter o coração bom para não ter um ataque cardíaco a cada curva em que aparece uma assombração diferente. Porém, se houverem mais pessoas como minha amiga posso garantir que tudo poderá ser mais colorido e divertido.  
Nessa reflexão em que mais parece uma confissão do meu carinho por ela, deixo um apelo. Sim, um apelo pela busca do humanismo, da essência que escondemos por trás das mascaras da intolerância mentirosa.
Amizade, eu recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário