quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

'Metendo' a colher no aforismo de Carlos Drummond de Andrade


"A cada dia que vivo mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade."
(Carlos Drummond de Andrade)

Humildemente ‘meto’ minha colher no aforismo do meu amado escritor:

"A cada dia que vivo mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos" - A meu ver é preciso entender que amor vai além de palavras que são muito fáceis de serem pronunciadas ou até mesmo elaboradas, vai além de olhares apaixonadíssimos e caricias deliciosas ao ‘escurinho’ de um quarto. Amor está em atitudes coerentes de fazer o outro se sentir seguro, amado e confiante. Sim... Amor+atitude+verdade=felicidade!
"nas forças que não usamos" - Novamente ao meu humilde ver, a força aqui ela vem subentendida, querendo representar a falta de atitude diante das coisas da vida, o que complementa o trecho acima... Te amo, mas não me esforço para ser correto, logo não adianta de nada.
"na prudência egoísta que nada arrisca" - Nesse trecho ele fala sobre ser egoísta ao ponto de não se permitir viver um amor, porem eu humildemente digo que se esforçar e abrir o coração é algo muito fácil, 'paixonites' acontecem a todo o tempo no mundo, alguém com certeza está se apaixonando nesse momento, porém cientificamente paixão tem prazo de validade. Mas a grande diferença não é fazer alguém se apaixonar por você ou se apaixonar por alguém e sim ter a honradez de ao se encontrar apaixonado ser honesto consigo mesmo e se apaixonar alguém ter a honestidade com a outra pessoa, porque não vivemos de frases bonitas, né? Tem que haver coerência até mesmo para se apaixonar e permitir que alguém se apaixone por você.
"e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade." - Nesse trecho não discordo em nada (Alias não discordei em momento algum, apenas enfiei minha colher no texto do meu amado escritor), Quando nada acima dá certo é preciso encarar a dor, tirar um momento de luto para o seu coração. É meio que como lavar a casa, você arrasta todos os móveis, joga água em todos os cantinhos, tira as teias de aranha, abre os armários, coloca as roupas para tomar um ar e só para quando tudo estiver limpo e seco. Ai você pode receber visitas. Mas tem que encarar a dor de frente. Olhar para dentro de si e dizer 'dói, dói muito, você ferida está gigante demais, quase insuportável e beirando a dor física’, assumir a dor, o sofrimento e a ferida. Porém se você fizer esse processo direitinho se permitindo a dor e agüentando forte sendo sincero consigo mesmo... Pode ter certeza que o fim disso é a FELICIDADE!
Meu humilde complemento: Ninguém (ainda não vi acontecer) morre por amor, sofre-se o que pode acarretar outros problemas e talvez assim levando ao óbito, mas morrer exclusivamente por amor, ainda não vi. Se doer, tenha certeza, sobrevivemos. Nada como um dia após o outro, com o tempo se encarregando de ajuda e você fazendo sua parte, para que a dor passe.
No mundo dos mortais é bem mais complicado do que uma linda poesia... A vida nós ocupa demais e não da para ficar esperando as coisas caírem do céu.
Portanto AMOR+ATITUDE+VERDADE=FELICIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário