quinta-feira, 31 de março de 2011

Deus é esperto

                Anda me faltando inspiração...
                Tenho sentido que o sorriso do palhaço esconde mesmo dores terríveis.
                Ando me esquecendo de como funciona a pontuação. Quando eu era criança e ainda conseguia sonhar com pureza tudo era tão claro, tão fácil.
                Seria culpa minha não sentir a sensibilidade do momento de agonia? Como já diria Rubem Alves: “Ostra feliz não faz pérola”. Quanta sabedoria existe no pensamento de um homem ao assumir ser alguém comum.
                Eu ainda prefiro pensar que mesmo sendo em meu mundo imaginário, existe a perfeição. Quem sabe assim, nessas máscaras que me imponho em geral eu consiga esconder tanto humanismo.
                Eu precisaria de todas as encarnações possíveis para conseguir entender nossa complexidade. Porque não vimos com manual de fábrica? Dizem que a vida é simples, nós que a complicamos. Então tá. Me bata no rosto da forma que quiser aquele que não se complica às vezes no próprio pensar ou agir.
                Deus é esperto, ele sabe de tudo que rola conosco, porém nos deu a fragilidade da dúvida. Seus robôs (nós) vêm com esse gostoso defeito de fábrica. Eu acho que a dúvida nos dá um certo charme. Nos torna palpáveis. O inatingível fica para os versos de Camões. Deixo lá, com toda a grandeza que lhe é peculiar.
                Aqui fica meu humanismo escondido atrás do sorriso do palhaço. Fico aqui com a vantagem da falha humana que é tão agradável. Bagunce de vez em quando seu recanto e prove-me que errar não é divino.
                Deus é esperto. Deixou-nos a dúvida como uma gostosa falha porque sabe que isso nos aproxima dele, porque quem disse que Deus é inatingível? Quem disse que com o simples virar de rosto eu não possa senti-lo? Independente de como Deus é desenhado para você, ele é esperto porque faz uso de nossas impurezas para nos aproximar dele.
                Nesse momento em que Deus é uma divindade suprema me questiono: Como alguém ou algo pode ser tão puro e usar a impureza para nos aproximar? Tá vendo? Nesse momento ele prova que ser humano, que ter dúvidas e que até mesmo errar é divino!
                Deus é esperto!

Um comentário:

  1. Particularmente, acredito que o verdadeiro Deus está dentro de cada um de nós. A teologia cristã acredita que Deus está presente em todos os nossos atos, como o benefício da dúvida que vc citou, mas fico com a versão de que Deus concedeu a cada um de seus filhos o livre-arbítrio, ou seja, a liberdade de fazer o que quiserem independente da ocasião. Contudo, eles não são livres para escolher as consequências de suas próprias ações, mas são responsáveis por seus atos.

    ResponderExcluir