sexta-feira, 25 de março de 2011

Coragem

A coragem é algo inexplicável. Existem nuances e diversidades nesse campo que muitas vezes me encantam. Pessoas variam muito em seus entendimentos sobre a coragem.
Minha mãe sempre com o olhar assustador, sentada na mesa de casa quando eu era mais nova, me encarava e dizia:
_Você é corajosa demais!
Bom, vejamos, essa é uma perspectiva interessante para abordagem. Minha mãe vem de uma criação de certa forma conservadora e durante sua juventude se tornou evangélica, sendo uma seguidora bastante fervorosa. Por viver durante 18 anos com ela pude perceber que o fator religião vai além de qualquer coisa em sua vida e a comunidade da qual ela participa é bastante rígida.
Eu sempre fui bem desprendida de questões religiosas, o sobrenatural sempre foi muito questionado em minha vida, mas nunca me deixei levar pela maré da religião e suas convenções, que para mim beiram a loucura. Sempre questionei demais, coisa que nesse meio não se pode fazer muito, pois tudo se sente nada se entende. Emoção é o lema deles. Quanto mais, melhor.
Observando todo esse quadro voltei à reflexão do que minha mãe chama de coragem. Com certeza diante da vida de submissão que ela leva eu sempre serei corajosa, audaciosa e muitas vezes abusada. Quando você se permite viver uma vida em que questionar é algo super natural, onde as convenções são para os tolos que sempre esperam algo de alguém, onde a moral é a mascara que o ser humano usa para esconde seus maiores temores e sordidez, realmente pessoas como minha mãe assustarei até demais. O que faço é apenas viver uma vida mais introspectiva. Me socializo, escrevo, converso sobre tudo, mas não me limito a ouvir sem tirar uma lição das verdades que cada um carrega.
Coragem. Ouso dizer que quem teve coragem foi Che Guevara que lutou uma guerra que nem era dele, apenas para por em prática sua filosofia e raciocínio ilógicos para a maioria, mesmo num outro lugar que não era sua nação. Se a minha mãe soubesse que por trás das grades em que se coloca existe um caminho mais coerente e por vezes menos dolorido, correria em sua direção dizendo:
_Esquece tudo que disse minha filha, você pode até ser realmente corajosa, porem até certo ponto...
Pergunto: o que é a coragem?
As atitudes refletem quem somos, mas não aprofundam qualquer definição a ponto de certificar os raciocínios inteiramente. Definir o outro por suas convicções é o mesmo que apontar o dedo por detrás da soberba. Prefiro minha lógica do cuidado ao interpretar, dizer algo a respeito ou até mesmo formular uma opinião sobre alguém. Muitas vezes fazemos coisas assustadoras, pois o momento nos levou àquela atitude. Nossa carga diária por vezes é tão pesada que nos transforma em bichos incompreensíveis e complexos.
Se somos todos iguais, de forma singular, partindo do ponto que é difícil entender até mesmo o começo desse parágrafo, melhor não morar na mente de ninguém.   

Um comentário:

  1. Para responder à sua pergunta, permita-me anotar que é preciso distinguir dois termos que, embora sinônimos, quando usados separadamente, denotam a dimensão daquilo que se quer dizer. Isto posto, "coragem" explica melhor a história e a vida de Che Guevara, como vc bem disse, entretanto, para atitudes mais amenas, corriqueiras, cabe aqui a "OUSADIA"!
    Assim, poderia finalizar dizendo que "coragem é sentimento, ousadia é atitude".

    ResponderExcluir