sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Genuinamente deus

Eu queria entender o que as pessoas pensam sobre fé, sobre religião ou até mesmo sobre deus.
Por um tempo tenho evitado falar sobre isso, mas ando vendo muita incoerência a respeito.
Agora deus tem sido medido por quanto se tem no bolso, por quanto você é mais perfeito que o outro ou até mesmo por quanto você sabe mais que o outro apontar os dedos.
Eu queria entender se ando lendo evangelhos diferentes de algumas pessoas.
O amor que vejo na Bíblia não significa essa coisa vazia de se eu acredito mais que outras pessoas ou não, conheço o evangelho de carinho. Que me ensinou que errar é divino, pois me aproxima de deus.
Por diversas vezes me peguei tendo a imaginação de um deus carrancudo, sisudo apontando para mim e dizendo que sou o maior erro que ele poderia ter cometido e em outras me pego tendo a imaginação de um Deus sorrindo e dizendo ‘que legal te coloquei ai no mundo cheio de defeitos e adoro te ver perdido por conta disso na busca da perfeição’... Toda essa minha imaginação por conta do que as pessoas falam.
Eu não acredito num deus em forma humana, severo, ditador ou sádico.
Quando vejo uma planta linda perdida em meio ao seco do nordeste eu vejo deus.
Quando vejo uma pessoa ajudando a um cego ou idoso atravessar a rua eu vejo deus.
Quando uma criança nasce eu vejo deus.
Quando alguém pensa nas crianças da África morrendo de fome e desnutrição, cheias de doenças e ajuda, eu vejo deus.
Quando eu vejo o sorrido de uma criança sem motivo algum, eu vejo deus.
Descubro então que é muito fácil ver deus, pois nosso mundo é feito de coisas belíssimas e nesse momento me conforto na imagem que tenho dele.
Existem muitas formas de adorar a deus. Para mim basta cultivar um jardim, cantar uma canção para alguém triste, dar a mão para um necessitado, adotar uma criança que precisa de um lar. deus se encontra para mim em todas essas ações.
Com o tempo eu fui percebendo que não se precisa de paredes para existir conexão com o altíssimo, precisa de coração puro, boa vontade e gentileza. Bons sentimentos, verdades inteiras e amor à vida.
 O amor! É nesse que podemos ver mais ainda deus. O amor de forma ingênua, graciosa e até mesmo infantil. Quando somos crianças amamos de forma displicente, não nos importamos com palavras mal proferidas, não esperamos ninguém pra nada, brincamos com qualquer coisa que se esta ao alcance de nossas mãos e somos genuinamente felizes. Mas crescemos e descobrimos que o mundo dos gigantes, que era nossa visão quando criança dos adultos é torto. Mas quem consegue trazer consigo aquele amor infantil, entende que não é preciso sacrifícios para se aproximar de deus e sim coração puro e amor disponível para quem precisar.
No momento em que descobrimos a real existência de deus podemos seguir mais tranqüilos, na certeza de que ele se encontrar ao alcance do nosso entendimento.
Eu queria, realmente queria que as pessoas parassem de teorizar deus, parasse de lhe dar formas doentias. Eu queria que as pessoas saíssem dos confortos de suas igrejas, templos, ou seja, lá aonde se vai dizendo que é para adorar a deus, achando que ao alcance de seus microfones é o suficiente e fosse para os asilos ouvir um idoso, irem a um orfanato e adotar uma criança que precisa de um lar, irem à África e doar tudo que tem para ajudar uma família que com certeza precisa.
Que as pessoas parassem na rua para ouvir a historia de um sem teto, que desse a mão para um cego no sinal para atravessar a rua.
Mas eu entendo que teorizar gasta muito tempo e por isso essas pessoas não estão disponíveis.
Na ganância das religiões em busca de fieis iludidos é preciso explicar que só existe um céu, a diferença é como se trabalha para alcançá-lo.
Desculpem-me se pareço severa com relação a isso, mas é que a mensagem de amor vai alem da roupa que se usa, do dinheiro que se tem no banco ou até mesmo de quão bonito você fala. A mensagem do amor esta em ações altruístas e sentimentos genuínos.
Quando as pessoas entenderem que existe muito mais alem de ficar discutindo o que agrada ou não a deus, quem sabe possamos ajudar mais o próximo e viver com mais dignidade.
Eu fico aqui em palavras, com nó na garganta de lagrimas que querem escorrer pelo meu rosto, suplicando mais verdade nas ações, mas dignidade nas palavras e mais amor no coração.
Um grito indignado e solitário para a conscientização do verdadeiro amor que deus quer que tenhamos uns pelos outros. Quem sabe nesse mar de pessoas que existem pelo mundo, uma alma pura possa me ouvir e juntos possamos somar mais um grão na imensidão que é a necessidade humana por aquele amor menino, ingênuo e displicente que encanta a todos quando somos crianças.
Amor significa no nosso dicionário afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc... Que as três palavras iniciais possam fazer mais sentido, pois tenho certeza que é desse amor que deus sempre falou. 


.

Um comentário:

  1. O foda de ter uma opinião formada sobre o assunto é o perigo de expor, ainda existem pessoas que são conservadoras e preconceituosas. Sou Ateu e as pessoas inda não sabem respeitar esta falta de crença, parabéns pelo post achei bacana e bate com o que muitos Ateus pensam a respeito de Deus e das palavras pregadas na igreja que são utopia eterna, ninguém entende ao certo o que a bíblia tem de bom, e o que a ruim nela.

    ResponderExcluir