domingo, 15 de janeiro de 2012

Sou preconceituosa


Eu sou preconceituosa!
Tenho preconceito com quem tem preconceito! Logo sou contraditória, não gosto de preconceito, mas tenho preconceito.
Mas deixa-me tentar explicar...
Tá tão feio esse lance de pessoas medindo as outras meramente pelo o que se vê. Tenho uma definição que pode soar até mesmo tola pra alguns, mas não existe o certo ou errado pra mim. O que é certo pra mim pode ser errado pra você e vise e versa.
Com essa minha definição começo a entender que não existe um padrão de conduta moral especifica a ser seguida como um manual.
Existe sim aquilo que é de obrigação do ser humano ter, caráter sempre!
Vou exemplificar comigo que sofri, sofro e acho que sofrerei preconceito ainda por um tempo.
Eu fumo! Como isso é motivo de preconceito por parte de muitas pessoas... Alguns "caras" já deixaram de se aproximar de mim por conta disso (preconceito). Eu tenho a consciência de que fumar me faz muito mal, é ruim pro meio ambiente e tal... Mas vamos fazer uma reflexão melhor a respeito.
Eu não jogo ‘binga’ de cigarro na rua, evito soltar fumaça na cara dos outros (Consciência ambiental e de vivencia em comunidade). Não acho bonito fumar, fumo porque realmente sou extremamente viciada (consciência pessoal). Eu sou alguém que procuro respeitar aquilo que tenho a minha volta e me respeito muito. Logo o cigarro é um mero detalhe na minha pessoa.
Na bem da verdade... Nada é de fato determinante pra se compor o caráter de uma pessoa, nada é de fato determinante para que alguém possa ser julgado com ou sem moral.
Como já diria Frederick Nietzsche: "Moral é a mentira necessária pra domar a fera que existe em nós!"
To cansada dessa 'historinha pra boi dormir' que tatuagem, cigarro, rock n' roll, balada, bebida alcoólica e etc. são coisas ruins para o caráter da pessoa.
Eu não estou preocupada com o caráter de ninguém... Porque me preocupar com o meu já me gasta um tempinho bom.
As pessoas precisam parar com essa filosofia de que isso e aquilo determinam caráter, vamos pensar mais em ações nobres e começando por não julgar as pessoas.
É muito fácil eu dizer assim: "Pronto aderi uma causa social, entrei pra uma religião e participo de um movimento filosófico qualquer"... Isso tudo é bonito e até fácil de fazer, mas isso não determina sua postura ou caráter, isso é algo pessoal, precisamos tomar mais conta de nossas atitudes, somar no coletivo e assumir erros. Nada, muito menos atitudes visadas como ações sociais ou religião vão determinar aquilo que mora dentro de você... 'Coração é terra que ninguém pisa'... Mas suas atitudes dia a dia diante do outro, diante da sociedade e mais ainda, diante de si mesmo determinam o que você é.
Como você se veste, como usa seu corpo, o que você faz, desde que não ofenda ninguém e principalmente a si mesmo é algo seu, não deve ser criticado ou avaliado.
Existe tanta coisa no mundo pra se preocupar... Eu acho que o caso da ‘individua’ que matou o cachorro é algo pra se indignar, a corrupção dos políticos debaixo dos nossos olhos é algo pra se preocupar, o índice de pessoas analfabetas e vivendo em estado de miséria é também algo pra se preocupar dentre outras coisas que somam essa lista e que seria extensa demais para essa minha reflexão.
Pelo Wikipédia o preconceito é definido da seguinte forma: “Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. De modo geral, das o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo”. Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja, ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio.”
Explicando para aqueles que não entenderam: Ser preconceituoso é ser ignorante de entendimento!
Sou preconceituosa sim... Tenho preconceito com quem tem preconceito, porque é algo muito feio, não tem fundamento algum e talvez isso possa ser determinante pro seu caráter.
Bom... Pensamentos meus, divagações de uma noite intensa do descobrimento de que o outro compõe uma parcela importante na sociedade e merece ser respeitado independente de qualquer coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário